sábado, 7 de janeiro de 2012

Encontro Estadual de História, Anpuh, Piauí

Adriano, mestre santeiro. Oficina Memorial Mestre Dezinho, Teresina, Piauí. Foto Cássia Moura, 2008

Entre os dias 02 a 04 de maio de 2012, na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, cidade de Teresina, a Associação Nacional de História, Seção Piauí, realizará a 4ª Edição de seu Encontro Estadual. 

Nesta edição, o tema proposto são as interfaces entre "Educação e Patrimônio Cultural", a partir de uma perspectiva interdiciplinar, com diálogos entre áreas do conhecimento como: arquitetura, antropologia, arqueologia, educação, geografia, história, meio ambiente e história. 

Nos diálogos com pesquisadores e professores que atuam na educação básica e ensino superior, serão abordadas questões-problemas nem sempre tomadas como objeto central nos eventos, que na maioria das vezes, não conseguem atingir o professor da escola básica, vez que são encontros eminentemente acadêmicos. A proposta, então, é permitir uma autoreflexão do professor em diversos níveis de ensino e pesquisador da academia e outras instituições de pesquisa em relação à sua prática cotidiana de gestão e proposição de políitcas, conteúdos, metodologias, recursos didáticos, avaliações.

Estarão presentes nos debates críticas, sugestões, revisões curriculares, trocas de experiências entre  Universidade e Escola Básica, diálogos urgentes, em uma conjuntura em que são  implementadas políticas públicas de formação continuada de professores.
 
Saberes, experiências e práticas no campo das ciências históricas e sociais serão consideradas nas discussões, com o objetivo de ampliar os canais de interação entre os diferentes segmentos da comunidade educacional, cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, entre a Universidade e a Escola Básica.

O evento é aberto à participação de professores e gestores de todos os níveis de ensino, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de Arquitetura, História, Educação, Geografia, Arqueologia, Antropologia, Sociologia e demais interessados na temática do evento.

O site do Encontro, com a programação e ferramentas para inscrições, encontra-se em construção. Para uma primeira visualização consultem o site da Anpuh Piauí, para maiores informações contato via e-mail anpuhpi@gmail.com

Por Áurea Pinheiro
Presidente da Anpuh Piauí
Coordenadora Geral do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário