terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Consciência Histórica e Patrimônio Cultural são temas da 4 edição do Encontro Estadual de História da ANPUH Piauí




Por Associação Nacional de História - Seção Piauí

O Evento ocorrerá de 02 a 04 de Maio de 2012, no Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella Nunes, na cidade de Teresina, capital do Piauí. A cidade completa 160 anos.

Nesta edição, o tema de nossas reflexões e discussões estarão voltadas para as interfaces entre consciência histórica e patrimônio cultural, para as conexões entre  história e vida cotidiana. A pergunta que nos motiva: para que serve a história? para a vida.

Realizaremos diálogos que contemplem pesquisadores e professores que atuam na educação básica e ensino superior. Abordaremos questões que são problemáticas, mas nem sempre tomadas como objeto de discussões nos eventos, que na maioria das vezes, não conseguem atingir o professor da escola básica, vez que são eminentemente acadêmicos. Nessa linha de pensamento, queremos refletir sobre as vivências cotidianas do professor: saberes, expreiências e práticas.
  
Privilegiaremos o diálgo com as ciências históricas e sociais, com o objetivo de ampliar os canais de interlocução com os diferentes segmentos da comunidade educacional, com os cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação.

O Evento é aberto à participação de professores de todos os níveis de ensino, a pesquisadores de todas as instituições e à comunidade em gereal.

Estarão presentes debates, críticas, revisões curriculares, trocas de experiências entre  Universidade e Escola Básica, diálogos urgentes, em uma conjuntura que são implementadas políticas públicas de formação continuada de professores.

Desejamos que este Evento se constitua como um espaço de trocas, de reflexões sobre a identidade docente, as relações complexas entre consciência histórica e patrimônio cultural, temáticas que perpassam tantas outras, que envolvem conceitos, metodologias, campos de saber: educação, cultura, saberes locais, mundialização, identidade, memória, arte, filme documentário, sustentabilidade, patrimônio, sociedade, espaços museais, etnografia, história oral, religiosidades, etc.





Um comentário:

  1. QUERO PARTICIPAR DESTE GRUPO PROFª AUREA,POIS TRABALHO COM PATRIMONIO CULTURAL...SERÁ UM GRANDE PRAZER.....

    ResponderExcluir